terça-feira, 18 de agosto de 2009

Oficina 10 - Contato Improvisação e BMC

Professora: Lela Queiroz (São Paulo - Brasil)
Dias: 03, 04 e 05 de outubro
Lançamento do livro Corpo Mente, Percepção, Movimento em BMC e Dança - Lela Queiroz, Ed. Anablume / Apoio FAPESP: 03 de outubro 18h
JAM: 04 de outubro 18h
Vídeos: 05 de outubro 18h 30min

Conteúdo:

1ª parte Desenvolvimento de movimentos:

Neste curso, continuando a exploração do movimento pelos princípios básicos do BMC, participantes/praticantes poderão entrar em contato e buscar pela experiência direta com os sistemas do organismo fazer um mergulho de descoberta pessoal nas várias dimensões do movimento do corpo em busca da eficiência de movimento funcional e criativo. Dentro do vasto método de BMC parte da fundamentação é dedicada à exploração do desenvolvimento de movimentos em escala evolutiva a partir da herança de movimentos de outras espécies aquáticas, anfíbias, répteis e mamíferas. Através dos processos do início da vida BMC defende que movimentos são os responsáveis por organizar os princípios e padrões neurológicos basais do organismo. Envolvendo uma introdução aos aspectos evolutivos do movimento desde a gênese embriológica, os processos de formação neurológica e padrões funcionais subseqüentes, os processos de embodiment permitem que repertórios internalizados se transformem e brotem novas descobertas dos sistemas internos em movimento & contato, como sistematizados pela SBMC - Escola Corpo & Mente Centrados.

2ª parte Desenvolvimento de movimentos & Contato:

Neste trabalho, faremos um preparo de princípios específicos do BMC voltados e aplicados ao campo do contato improvisacional, dentro de uma perspectiva de percepção integrada, escuta e presença na reconfiguração dos estados mútuos propondo estados de alerta. Processos de criação no corpo: organicidade, gestual, resolução de conflitos, risco. Corpo solto, liberto, com tônus balanceado, prontidão, dança de movimentação livre, espontânea, intuitiva, cerebral, intencional... Temas: exploração dos sistemas, escuta do corpo, respiração celular, princípios de prana, posturas dinâmicas estáveis e mobilidade. Metodologia: através do processo direto de embodiment - através da percepção sensório motora - por exploração e improvisação de movimentos.

Lela Queiroz

Artista performer, Pesquisadora na área de dança, temas de cognição e conscientização. Ministrou cursos pelo Estado nas Oficinas Culturais e pela Prefeitura nas Casas de Cultura entre 1990 e 2002. Mestre e Educadora certificada em Educação Somática pela SBMC EUA(1999-2002). Instalação Imanências 1999 no Museu Casa das Rosas (inspirado no Truman Show). Prêmios Sesc Movimentos de Dança 1989 e 1993. Prêmio Dança Contemporânea SP/2003-2004. Residência c/ performance no FSM 2005 e Congresso Mundial de Dança 2005. Coordena o Estúdio Dança Integrada (São Paulo). Extensão Universitária UFPA (Pará)1999, UEA (Manaus)2003, UFRGS 2005, 2007(Porto Alegre), FMU (São Paulo) 2006, Professora assistente da formação certificada SBMC (Alemanha) 2005, Unipaz 2007, UFBA, 2008.

Nenhum comentário:

Postar um comentário