sexta-feira, 23 de abril de 2010

: Depois do acaso...


De 24 de abril a 16 de maio de 2010

Sábados e Domingos às 20h

Local: Sala 209 da Usina do Gasômetro*
Ingresso: R$ 15,00 inteira; R$ 8,00 estudantes, artistas, idosos e assinantes do Jornal Correio do Povo

* O Coletivo de dança da Sala 209, do qual o Grupo TATO é gestor junto à Eduardo Severino Cia de dança, foi homenageado com o Prêmio Joaquim Felizardo da Prefeitura de Porto Alegre entregue no último dia 13/04 aos destaques da cultura em 2009.

Concepção, cenário e direção: Fernanda Carvalho Leite

Bailarinos criadores: Fernanda Carvalho Leite, Lindon Shimizu (indicado ao Açorianos de Dança como Melhor Bailarino), Luciano Tavares e Viviane Lencina

Música: Guenther Andreas (Prêmio Açorianos 2008 de Melhor Trilha Sonora e indicado mesmo prêmio em 2009)

Iluminação: Luciana Hoppe

Assessoria de Imprensa: Creuza Barreto

Fotos: Rogério Ortiz

: Depois do Acaso estreou em 30 janeiro de 2010 na Sala Paissandu da Galeria Olido, a convite da Prefeitura de São Paulo no II Encontro Internacional de Contato Improvisação. É um desdobramento do espetáculo “Ato ao Acaso” desenvolvido ao longo de 2009 na Sala 209 da Usina do Gasômetro, em Porto Alegre.

Sinopse

A partir de uma estrutura que vai de solos simultâneos a duos, trios e quarteto, o espetáculo é desenhado em coreografias instantâneas norteadas pelos objetivos e imagens de cada cena. Alguns motes estão determinados, outros são fruto da inspiração do momento do artista. Estimulamos o desconhecido e a surpresa do presente. Assim estamos inteiros e honestos junto ao público que verá uma dança totalmente relacional ora acrobática, ora sensual, poética ou divertida.

Conceito

A vida é feita de escolhas e casualidades. Escolhas bem pensadas e justificadas e outras feitas sem motivos aparentes. Acontecimentos previsíveis e outros que não sabemos explicar. Com muita paixão e controvérsia, o acaso é assunto em filosofia, religião, ciência e arte. Para dançar com o acaso improvisamos. Ao improvisar com outras pessoas relacionamos as decisões e brincamos com as surpresas, afinando os corpos para a harmonia do movimento conjunto. Entramos em sincronia e sintonia. Deixar espaço para a dúvida e para o jogo, ampliar nossos sentidos e intuição neste diálogo em movimento que é o Contato Improvisação. Abrir a escuta para dialogar também com a música criada no instante, na vibração peculiar da cravina. Jogar com prazer e humor transmitindo afeto e leveza nas relações é o que esperamos que chegue ao espectador com : Depois do Acaso.

: Depois do Acaso foi desenhado a partir das melhores cenas de “Ato ao acaso” e conta ainda com outras estruturas criadas desde então. A diretora Fernanda Carvalho Leite não estava no elenco na primeira montagem devido a uma lesão no joelho agora curada, e a bailarina Juliana Vicari saiu para estudar em Nova Iorque. Mudam as pessoas mudam as relações. Seja o acaso um acidente, uma viagem, sorte ou azar, nosso trabalho é lidar com a surpresa e constantes decisões momento a momento, coreografias instantâneas. O foco do trabalho é o Contato Improvisação, uma forma de movimento pós-moderno onde há intensa fisicalidade interativa e espontânea, baseada no instinto e no toque compartilhando peso, equilíbrio e energia cinética. Em parceria, o músico Guenther Andreas (tocando Cravina, instrumento elétrico de cordas criado a partir do stickbass) desenvolve temas jogando com os movimentos dos bailarinos (e vice-versa) e harmonizando com as temáticas em improvisações.

No espetáculo há formações em solos, duos, trios e quarteto que são abstratos ou com narrativas muito claras, como por exemplo “Detalhes”, um duo feminino, lento, controlado, sem impulsos ou deslocamentos e cheio de mistérios; “O x do y” que fala sobre o lado feminino e competitivo dos homens e “Black Bird” desenvolvido sobre o desejo de voar e a ajuda dos outros para dar suporte, confiança e segurança.

Pensamentos sobre o acaso

“O acaso é o maior romancista do mundo. Para ser fecundo basta estudá-lo”

Honoré Balzac

“Os homens perspicazes não fazem mais que tatear suas dúvidas até que o acaso ilumine sua intuição” André Azevedo da Fonseca

“O acaso só favorece a mente preparada”. Louis Pasteur

“O acaso, não se submetendo às regras, é avesso a qualquer objetivo construtivo ou destrutivo... Mas ele é, pelo menos, uma fonte de diversidade e de renovação. Ele garante a particularidade da história de cada homem e, assim, sua individualidade e sua identidade. Isso pode significar dor ou prazer, mas em qualquer um dos casos, significa a possibilidade de ter experiências diversificadas. Seria uma benção ou uma desgraça se pudéssemos escrever antecipadamente nossa própria biografia? É difícil saber, mas, seguramente, seria monótono.”Ronaldo Entler

“A partir de agora, o teatro deixará de ser essa coisa fechada, aprisionada no espaço do palco, para converter-se num verdadeiro ato, submetido a todas as solicitações e distorções ditadas pelas circunstâncias, e na qual o acaso volta a ter importância.” Texto de difusão das atividades da companhia do Teatro Alfred Jarry, da qual Antonin Artaud foi um dos fundadores. (em “A arte da performance” de Jorge Glusberg)

“ Se pode, com razão, criticar o homem cego a esses acasos, privando a vida de sua dimensão de beleza.” Milan Kundera ( em A Insustentável leveza do ser)

“A beleza é a harmonia entre o acaso e o bem.” Simone Weil

Nenhum comentário:

Postar um comentário