sábado, 10 de abril de 2010

Oficina com Andrew Harwood e Paula Zacharias. Inscreva-se já!


SINTONIZANDO ATRAVÉS DO CONTATO

Um workshop de Composição Instantânea e Contato Improvisação com Andrew de Lotbinière Harwood (Canadá) e Paula Zacharias (Argentina)

27, 28 e 30 de abril (terça, quarta e sexta sábado e domingo) das 9h30min às 13h30min; 01 e 02 de maio das 12h às 18h30min

Local: Sala 209 da Usina do Gasômetro

Investimento: R$ 200,00 (20% de desconto para profissionais da dança e estudantes)

Bolsas: 8 bolsas integrais serão concedidas para sócios do SATED em dia. Regularize-se! F: 3226 1921

Esta oficina faz parte do festival Dança.com. Informe-se e participe! Fone: 3289 8065

Inscrições e solicitações de bolsa: sulemcontato@gmail.com

Informações: (51) 9677 8040

Este workshop pretende imergir os participantes na prática de improvisação em dança com um ambiente estimulante e sustentador. Duas abordagens complementares à improvisação e composição serão exploradas por Andrew e Paula. O campo sensorial da percepção, que desperta e “sintoniza” a imaginação durante a improvisação, será combinado com a fisicalidade interativa e espontânea da forma em dueto do “contact”, baseado no instinto e no toque. Bodywork irá complementar os procedimentos. Paula e Andrew têm viajado internacionalmente ensinando e fazendo performances juntos nos últimos 8 meses no Canadá, Estados Unidos, Austrália, América do Sul, México e 6 países da Europa.

Paula Zacharias focalizará seu trabalho em abrir o campo da percepção visual e sensorial para a improvisação. Este trabalho é baseado e influenciado pelo “Tuning Score” criado por Lisa Nelson, um estudo nas maneiras que percebemos e as escolhas que fazemos no processo de observação abrindo os sentidos para outras realidades. A observação simples afeta a ação, enquanto atenção e intenção complementam um ao outro ajudando a quebrar padrões desenhando outros sentidos para dentro do processo criativo do movimento. Através da consciência da percepção visual e não visual nós podemos sintonizar nosso mundo interno e externo, observando e acordando a imaginação para a composição.

Andrew Harwood vai focalizar seu trabalho na Improvisação por Contato, que é um jogo livre entre dois corpos em movimento compartilhando peso, equilíbrio e energia, geralmente deixando seus participantes informados, centrados e animados. Simples trabalhos em parceria ou trabalhos profundos de release, usando sequencias de movimento anatomicamente sonorizadas, nos levará para uma experiência interna aterrada do nosso peso em movimento. A vigilância é constantemente encorajada para que se trabalhe num estado de “presença” energético. Nós vamos praticar várias habilidades como rolar, cair,dar suporte, estar de cabeça para baixo, peso torrencial e capturar. Relaxamento profundo, jogos de reflexo e coordenação, consciência sensorial, trabalho de “ki” e muitas danças em contato com outros vão equilibrar este trabalho.

REALIZAÇÃO:Grupo TATO, Centro de Dança, Prefeitura Municipal de Porto Alegre, Secretaria Municipal de Cultura

APOIO:Conseil des arts et des lettres du Québec , SATED-RS, Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas – IA/UFRGS, Coletivo da 209, Usina das Artes

CURRÍCULOS
Andrew de Lotbinière Harwood é performer canadense reconhecido internacionalmente em dança e improvisação, mestre em coreografia instantânea e Contato Improvisação. Diretor artístico da AH HA produções, companhia com sede em Montreal que se dedica à criação, ao ensino e a difusão da improvisação como arte de cena. Ele participou de diversas colaborações com Steve Paxton, Nancy Stark Smith, Peter Birgham, Mark Tompkins, Ray Chung, Chris Aiken, Lin Snelling, Benoit Lachambre e Lisa Nelson. Ele também dançou pelas companhias de Marie Chouinard, Jean-Pierre Perreault e Jo Lechay. Suas criações tem sido apresentadas em festivais internacionais e séries de dança como o Festival International de Nouvelles Danse/ Montréal, Improvisation Festival/ Nova York, Festival Montpelier, etc. Recebeu o prêmio Jacqueline-Lemieux do Conselho do Canadá em 2000.

Paula Zacharias é bailarina argentina de Butoh e Contato Improvisação, com sólida formação em dança contemporânea e na técnica de release. Começou a dançar com Alma Falkenberg em 1989 e continuou seus estudos com Andréa Fernandez. Aperfeiçoou-se em Contato Improvisação com Steve Paxton, Nina Martin, Nancy Stark Smith, Andrew Harwood, entre outros. Em dança butoh teve mestres tais como Rhea Volij, Tadashi Endo, Minako Seki e Diego Piñon. Faz parte do grupo de composição de Butoh dirigido por Rhea Volij desde 2005. Seu trabalho de composição de movimento em dança tem influências do método Tuning Scores de Lisa Nelson.

Nenhum comentário:

Postar um comentário