quarta-feira, 18 de abril de 2012

Festival Sul em Contato 2012 - Porto Alegre

O Sul em Contato é um projeto para aperfeiçoamento de bailarinos, atores e interessados na dança chamada Contato Improvisação (CI). Foi realizado inicialmente em 2009 durante nove meses com a participação de 12 professores de larga experiência nesta dança do Brasil, Argentina, Uruguai e Alemanha. Eles vieram à Porto Alegre ministrar oficina de 3 dias (18h/aula), facilitar jams, exibir vídeos e performances. O projeto foi financiado pelo FUMPROARTE da Prefeitura de Porto Alegre e tinha o objetivo de ampliar o número de praticantes de CI.

O Contato Improvisação é um estilo de dança que surgiu nos Estados Unidos no início dos anos 70 e logo foi difundido para diversas partes do mundo. Trata-se de uma dança espontânea em contato físico entre duas ou mais pessoas. A prática se dá por exercícios de percepção e consciência corporal, rolamentos, uso do peso, contrapeso, sustentação, quedas, saltos, deslizamentos, etc. Seu criador, Steve Paxton havia sido atleta de ginástica olímpica, aikidóca e bailarino, por isso na prática do CI há elementos destas três, além de outras técnicas de movimento. Na discussão sobre a definição chegou-se a termo “arte-esporte”. Por se tratar de improvisação, de jogo e diálogo físico, esse estilo de movimento desenvolve um estado físico e mental de alerta que enriquece a presença cênica de bailarinos e atores além de ser facilmente aprendido por qualquer pessoa sem experiência profissional nestas áreas.

Em 2012 o CI completa 40 anos de existência. No Brasil muitos festivais vêm sendo realizados e muitos criados a partir do impulso gerado em 2009 pelo Sul em Contato. Como retomada e celebração recriamos o evento no formado de um festival intensivo com 3 professores da América do Sul e um norte americano da primeira geração do CI. Serão 39 horas/aula, 20 horas de jam (prática livre) e uma noite de performance e debate.


Produção: Fernanda Carvalho Leite, Juliana Vicari, Mariana Konrad e Sahaj


Contato: (51) 9677 8040 / e-mail: sulemcontato@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário