terça-feira, 31 de março de 2009

Oficina 3: Contato Improvisação e o Sistema Consciente de Fedora Aberastury

Professora: Eliana Bonard (Buenos Aires, Argentina)

Dias 01,02 e 03 de maio (de sexta a domingo)

Vídeo: sábado 18h30m
Jam: domingo 18h30m

Desenvolveremos durante os três dias as bases de ambas as disciplinas para chegar ao movimento e a improvisação pessoal e compartilhada com sutileza, soltura e prazer.
Despertaremos os centros de energia para habilitar o livre fluxo da mesma, habitando todo o corpo no desenvolvimento da nossa dança pessoal. Treinaremos a mobilidade da coluna vertebral ampliando seus espaços a partir da conexão medular cabeça-centro, o qual aplicaremos na dança de contato, espiralando, subindo e descendo com uma medula flexível.
Trabalharemos a saída ao espaço e a expansão da dança individualizando os dedos das mãos e pés e seus canais de conexão internos.
Ensaiaremos modos de rolar e deslizar em contato com o solo, e diferentes dinâmicas de vôo baixo, para treinar caídas eficientes e cômodas.
Focaremos na dança de duo, na rolada do ponto de contato, a consciência do centro do corpo e modos de utilizar o centro na dança, dando e recebendo peso.
Aprofundaremos a conexão extremidades-centro desde um trabalho sutil de espirais articulares, começando em forma passiva e levando logo ao espaço de forma ativa, ampliando nossa linguagem de movimento.
Na dança compartilhada ensaiaremos diferentes pautas para habilitar a dança, nos níveis da pele, dos músculos e dos ossos, treinando qualidades de deslizar, entrar e sair do contato, a exploração das partes macias sobre as quais rolar, e passagens de peso dinâmicas aprendendo a qualidade sólida para o suporte.
Evocaremos a qualidade da água para escorrer, amaciar, cair e moldar-se a diferentes superfícies.
Abordaremos a presença e o jogo grupal com pautas baseadas no Underscore de Nancy S.Smith.
Incorporaremos o jogo dinâmico entrando e saindo de danças grupais.
Praticaremos diferentes estímulos táteis como informação para nosso movimento e desenvolvimento da intuição.
Habilitaremos o círculo contendedor da dança ou round robin para dar um marco de contenção e atenção a improvisação, e treinar a presença dentro e fora dele.

Breve definição do Sistema Consciente para a Técnica de Movimento de Fedora Aberastury.

Buscamos despertar centros de energia desde o pensamento consciente, e deste modo habilitar o livre fluxo da mesma para abordar a dança e o movimento com sutileza, soltura e prazer, equilibrando nossa totalidade corpo-mente. Estes centros se relacionam com alguns "chakras" reconhecidos pela medicina chinesa e outras disciplinas do Oriente: centro alto ou topo da cabeça, centro do pensamento ou expansão dos entre - olhos, centro da língua, plexo cardíaco -respiratório, centro de gravidade ou tantien, centros das mãos e pés, e dedos das mãos e pés individualizados. A energia profunda que nos habita se abre e gera movimento. Observando e acompanhando seus caminhos redescobrimos nossas possibilidades à medida que se desfazem couraças musculares e tensões. Trabalhamos sobre o alinhamento postural, a respiração, a flexibilidade, o equilíbrio, o tônus justo, a projeção do movimento, as dinâmicas, e o desenrolar da nossa linguagem pessoal de movimento. Partindo dos códigos registrados, abrem-se caminhos ilimitados e infinitos.

Eliana Bonard

Bailarina, coreógrafa e professora. Formada no Sistema Consciente de Fedora Aberastury com Ana Labat. Começa a improvisar movimento em 1983 e desde então dança contemporânea, ballet, composicão, improvisação, yoga, atuação, clown , danza- teatro, na Escuela de Margarita Bali, em IUNA ,e com mestres argentinos e estranjeiros. Dança Contato Improvisação desde 1987. Estudou esta dança na Argentina com Alma Falkenberg, Daniel Trenner, Nancy Stark Smith, Dany Lepkoff, Lisa Nelson, Alito Alessi, Andrew Harwood, e nos EUA com Martin Keogh, Ray Chung, K.J. Holmes. Dirigiu e dançou em vários espetáculos e performances de improvisação. Em 2000 co-organizou a visita de Ray Chung a Buenos Aires junto a Laura Barceló. Em 2001 ensinou e dançou em festivais de improvisação em Chateau- Landon e Berna (Ecite, encontro internacional de professores de CI ), realizou performances de rua em Paris e trabalhou em estagio intensivo com Nancy Stark Smith.
Suas principais obras como coreógrafa são "Tacatín Tacatán " (dança para crianças, 1988 a 1995), em Bs .As. e turnês pelo país . Selecionada em Certamen Metropolitano de Espectaculos Infantiles, Festival de Necochea, Festival La Movidita, Babilonia. Apresentações em Complejo La Plaza, Teatro Alvear, Liberarte, Centro Cultural San Martín, Centro Cultural Recoleta, Centro de Divulgación Musical. "La mentira", um episódio na vida de Aquiles (dança-teatro, 95 a 97). Temporada em La Carbonera e Centro Cultural Recoleta. Auspicio de Celcit e Secretaria de Cultura de la Nación. Premiada na Bienal de Arte Joven. "En red es..." ( dança aérea para sete intérpretes em grúa de Puerto Madero, Festival Ciudanza, 1999), "Simplemente Cisnes", (muelle en La Boca del Riachuelo, Festival Ciudanza), "Metamorfosis" (sólo), "Azulhado" ( dúo), realizadas na Discoteca Cemento, Centro Cultural Recoleta, Bienal de Arte Joven.
Como bailarina trabalhou com Carina Livingston, Sonia Carioni, Silvia Vladiminsky e Salo Pasik, Alicia Muñoz, Beatriz Zuloaga, Teatro San Martín com direção de José Bove ("El delirio" de Osvaldo Dragún).
Como atriz : "La tragicomedia de los cabezones" ( dir. Ruben Vilela), a projeto teatral "El errante" com direção de Darío Levin. Atuou em "Angeles de Mayo", "Humedad" (obra de clown), e realizou a assistência em "Troya". Apresentações no espaço Epuyén, encontro de grupos em Humahuaca, Jujuy, Teatro de los Andes (dir. Cesar Brie, Yotala, Bolivia), e Festival Internacional de Sucre, Bolivia.
Como profesora: Sistema Aberastury desde 1985, Dança Contemporânea e dança para criaças desde 1989, Contact Improvisation desde 1992 (cursos e C.C .San Martín, C.C.Ricardo Rojas, C. C. Borges, Espacio Ecléctico, Korinthio Teatro, estudio próprio em San Telmo e atualmente em Saavedra. Desde 2000 é docente na Escola de Raúl Serrano, treinamento para atores em Contact Improvisation. Realizou o trenamiento físico de grupos de teatro e a coreografía de obras teatrais, entre elas "Eventualmente" (dir. Martín Otero), e recentemente ¨Siento por ella ¨de Violeta Naón, e ¨Bien, bien, muy bien¨ de Daniela Rico.


Nenhum comentário:

Postar um comentário