quarta-feira, 11 de março de 2009

Segunda Oficina

2. Contato Improvisação – Fundamentos e Princípios
Professora: Cristina Turdo
Cidade e País: Buenos Aires, Argentina

Dias 21, 22 e 23 de março

Nesta oficina faremos contato com os princípios básicos do Contato Improvisação e desenvolveremos padrões de movimento como rolar, deslizar, arrastar, subir, entre outros. Abordaremos habilidades físicas: quedas, compartilhar peso, sustentar e ser sustentado, inversão de eixos, qualidades de toque. Concentrar-nos-emos em aprofundar a relação e o encontro consigo mesmo, com os outros e com o espaço. Cultivando a atenção e a escuta, criaremos um espaço de investigação para ampliar a intuição como ferramenta para a Improvisação.

Cristina Turdo

Vive em Buenos Aires e está comprometida com o ensino, a prática e a investigação do Contato Improvisação desde o final dos anos 80. Ensina na Universidad Nacional del Arte IUNA aonde é titular da cátedra de Contato Improvisação. Oferece oficinas no Centro Cultural Ricardo Rojas, pertencente a Universidade de Buenos Aires, e seminários no interior e fora do país.

Ensinou na Alemanha por ocasião do Contact International Freiburg Festival, professora convidada no Festival de Contact de Brasília, e deu aulas em Nova Iorque na Emma Willard School. Participou em duas oportunidades do ECITE, encontro de professores de CI, realizados em Berna, Suíça e na cidade de Viljandi na Estônia.

Dança produzindo obras de "Performance de Improvisación" em colaboração com outros performers e músicos. Entre os quais estão Kirk Andrews, Andrew Harwood, Daniel Lepkoff, Janet Lott, Martin Keogh (EUA). Na sua formação com o CI estudou com diferentes mestres na Europa e EUA: entre eles Nancy Stark Smith, Dany Lepkoff, Lisa Nelson, Alito Alessi (EUA), Kurt Koegel (Bruxelas), Andrew Harwood (Canadá), Cathie Caraker (Holanda) e Martin Keogh.

Facilitou diferentes eventos internacionais relacionados com o Contato Improvisação dentro e fora do país, entre os quais: a “New Year Jam” em Massachusstes, EUA; o "Score de Improvisación " evento realizado conjuntamente com outras cidades como París, Tokio, Massachussets, Berna, St.Petesburgo. É organizadora e curadora do Festival Internacional Contact Improvisación que acontece todos os anos na cidade de Buenos Aires. Colaborou em várias oportunidades para a revista "Contact Quaterly" e a revista de dança “Xoros”. Co-editora da revista "Punto de contacto".

Nenhum comentário:

Postar um comentário