terça-feira, 30 de junho de 2009

Oficina 7: Contato Improvisação, respiração e Aikido

Oficineiro: Ricardo Neves (São Paulo - BR)

Dias: 8, 9 10 de agosto
Videos e Jam: segunda, 10 de agosto 18:30

A oficina tem como proposta a investigação e preparação para quedas e vôos dentro da linguagem do Contato Improvisação partindo do estudo da coordenação motora (Madame Beziér e Piret), rolamentos do Contato Improvisação, do Aikido e a respiração Sokushin (respiração pela sola dos pés).
No primeiro dia trabalharemos quedas do Aikido.
No segundo dia trabalharemos os vôos.
E no terceiro dia faremos a ponte destas ferramentas com a dança do contato.
Todos os dias realizaremos exercícios respiratórios e de relaxamento, como referência para todo a oficina.

Ricardo Neves

2008 - Faixa roxa no Aikido. Solo “Parto da Dança” com apoio da Funarte. Organização e concepção do I Encontro Internacional de Contato Improvisação no Estado de São Paulo. Performances com: Tica Lemos, Daniel Lepkoff, Giovane Aguiar, Cristina Turdo, Tal Avni, Fernando Neder e Camila Vinhas. Participou como professor e performer do Primeiro Festival Internacional de Contato Improvisação no Rio de Janeiro. Ministrou um workshop de três meses no Centro Cultural São Paulo. Espetáculo com a Cia. Circo Mínimo “Miranda e a cidade” no Teatro Popular do SESI, com direção de Rodrigo Mateus.
2007 - participou de dois projetos de dança Fomentados pela Secretaria Municipal de Cultura, como bailarino, Com Direção de Célia Gouvêa e Maristela Estrela (Cia. Oito Nova Dança). Ministrou dois workshops de Contato Improvisação no Centro Cultural São Paulo, com duração de três meses. Começou a fazer dança flamenca. Fez a preparação corporal e as coreografias do espetáculo, Tristão e Isolda, dirigido por Vladimir Capella.
2006 - Ministrou dois workshop de três meses no Centro Cultural São Paulo, de contato improvisação. Fez um workshop de Contato Improvisação com o mestre Steve Paxton e outro com Nancy Stark Smith. Reapresentou o espetáculo de dança ”Briga de galo”. Começou a praticar Aikido.
2005 - Estreiou o espetáculo “Briga de Galo”, no evento ”Masculino na Dança”. Participou como professor e bailarino no Sexto Festival Internacional de Contato Improvisação, em Buenos Aires. Apresentou o espetáculo “Um lugar fora do mundo” na Mostra SESC, Premiado pela APCA. Apresentou seu segundo solo “Tudo que passa leva um pedaço”. Reapresentou o solo “A Perseguida” no Sesc Carmo onde também dá aulas de Contato Improvisação. Professor convidado do I Festival Internacional de CI, em Brasília.
2004 - Faz quinze apresentações do seu solo ”A Perseguida” pelo qual recebeu o prêmio ”Novos e Novíssimos coreógrafos e intérpretes” no C. C. São Paulo.
2003 - Grupo de teatro ”Cemitério de Automóveis” com o qual faz seis espetáculos.
2001 - Vai para o Rio de Janeiro, onde dá aulas de Contato Improvisação para a cia de dança Andréia Maciel e para crianças carentes, dentro do projeto Prodança da Secretaria de Estado de Cultura.
De 2001 até 2008 estudou Dança Contemporânea com Lu Favoretto.
De 1997 até 2007 estudou Contato improvisação com Tica lemos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário